Cidades da Região Sul estão sem delegados e trabalho é sobrecarregado

451 0
Delegacia de Jaciara

OlharDireto
A cada 15 dias, um delegado de Rondonópolis é designado para atender a delegacia de Jaciara
As cidades de Jaciara, Itiquira, Pedra Preta, Poxoréu, Guiratinga e Juscimeira estão sem delegados da Polícia Civil e no período de um ano, ao invés de aumentar, o efetivo de 19 delegados reduziu para 13. Um se aposentou recentemente e outro, de Jaciara, foi afastado sob suspeita de tortura e homicídio.

“Não tenho de onde tirar um delegado para remanejar para Jaciara. O Cisc (Centro Integrado de Segurança e Cidadania) de Rondonópolis precisa de quatro delegados e só possui um. Temos comarcas sem delegados e precisamos de mais na cidade”, argumentou o delegado regional Percival Eleutério de Paula.

A cada 15 dias, um delegado de Rondonópolis é nomeado para despachar nas cidades sem delegados de polícia, o que pode atrapalhar o andamento de investigações, já que a cada dia um novo delegado dá continuidade aos trabalhos.

A falta de um titular na delegacia de Jaciara, que atende as cidades de Juscimeira e São Pedro da Cipa, uma população de mais de 50 mil habitantes, tem causado problemas. A Ordem dos Advogados do Brasil já emitiu nota cobrando a nomeação urgente de delegados na região.

Segundo o presidente da subseção da OAB em Jaciara, Giovani Bianchi, a população da região está insatisfeita e apreensiva com a onda de criminalidade que a cada dia aumenta.

“Crimes graves estão sem solução na região do Vale do São Lourenço, necessitando de investigação e acompanhamento 24 horas por dia. É por motivos como esse que aguardamos uma posição urgente quanto à vinda de um novo delegado, imprescindível para o acompanhamento direto da grande demanda existente em nossa região”.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil disse que em Mato Grosso são 60 delegacias sem delegados titulares. A situação só será resolvida após homologação do concurso público e de delegados e cinco meses de participação na academia de polícia.

O diretor de interior, Aldo da Silva Costa, já esta trabalhando um nome para colocar em Jaciara, mas ainda não há previsão para efetivar a nomeação.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *