Entenda o impacto da certificação digital nas empresas

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Executivos da Valid Certificadora Digital explicam os benefícios da solução no mundo corporativo
Executivos da Valid Certificadora Digital explicam os benefícios da solução no mundo corporativo

Hoje as empresas, de certa forma, produzem materiais eletrônicos e os imprimem, seja para arquivá-los ou não. O fato é que com a certificação digital, que está no mercado brasileiro há 10 anos, é possível eliminar a necessidade do tramite físico do papel com validade jurídica.

Os impactos dessa solução no dia a dia das empresas são diversos, entre eles redução de custo e a eliminação de processos burocráticos, como reconhecimento de firma em cartório. Mais segurança é, também, outra consequência da certificação digital, já que o documento só pode ser alterado com consenso do titular.

“A certificação, por si só, além da validade jurídica tem sistemas mais inteligentes. É a capacidade de interoperabilidade entre as operações. Benefícios para melhorar o processo”, avalia o diretor geral da Valid Certificadora Digital, Márcio Nunes.

A empresa, que é fruto de um investimento de R$ 30 milhões da Valid S.A, começou a emitir certificados digitais há poucos dias baseada nos resultados obtidos no mundo corporativo. A integridade dos documentos é destacada pelo CEO da Valid, José Roberto Mauro. “Um documento assinado ganha propriedade intrínseca, que é a capacidade sistêmica. Você consegue imediatamente saber se ele foi adulterado. Esse certificado proporciona maior segurança da informação, a empresa passa a ter muito mais confiança no relacionamento transacional.”

A certificadora atua no varejo conforme imagina a necessidade do País para emissão do certificado; corporativamente o uso da solução é feita como instrumento. Mauro explica que existe uma legislação que estabelece a forma como deve ser feita a utilização do certificado pelas empresas, seja para uma emissão Pessoa Física ou Jurídica.

O CEO da Valid explica que a área fiscal das companhias é a responsável por cuidar tanto do faturamento quanto da emissão da assinatura, já que é considerada o departamento que mais naturalmente requer o uso do certificado. Nesse caso, a TI é responsável apenas por oferecer suporte.

“A Valid atua numa linguagem simplificada e com ferramentas de apoio. Evidentemente que a equipe de TI irá fornecer apoio de acordo com suas regras operacionais e de segurança”, diz Mauro.

Modelo de negócio

Nesse primeiro mês, a companhia está estruturada para trabalhar com redes e parceiros para oferecer serviço com capilaridade necessária para a demanda do Brasil.

A Valid é composta por quatro linhas de negócios: a primeira, responsável por atender à emissão de documentos de identificação para o governo; outra voltada para a parte de documentos e detalhamentos; a terceira linha oferece serviços e produtos para Telecom; e por último a certificação. “Nós temos a sinergia entre nossas divisões. Todos nossos clientes são potencialmente da certificadora, a ideia é aumentar oferta de serviços para nossos clientes atuais”, diz o CEO.

A expectativa da companhia é fechar o ano com aproximadamente 150 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas. E ainda, estima-se conquistar 10% do market share até o final de 2012.

 

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